Autor: Renato Morandi
Liderar é relacionar-se e, como relacionamento, é estabelecido entre aqueles que aspiram liderar e aqueles que optam por seguir.
Josi Taylor (1998) do Center for Creative Leadership, descobriu junto com seus colegas que o fator número um para o sucesso é “relacionamentos com subordinados”.
A seguir relato alguns resultados obtidos em estudos realizados por Kouzes e Posner entre 1993 e 1999.
Outros estudos do mesmo Centro, indicam que a razão mais importante para perturbações nas carreiras de profissionais é a insensibilidade e incapacidade de compreender as perspectivas dos outros.
O sucesso na liderança depende da capacidade de construir relacionamentos duradouros, onde o liderado veja no Líder um Coach como parceiro e um modelo de papel.
Três itens essenciais parecem contribuir para o estabelecimento e manutenção de um relacionamento de Coaching bem sucedido: estabelecer metas claras, manter a melhor expectativa e dar o exemplo.
O Líder Coach, quando ao estabelecer normas e valores claros, certifica-se de que o propósito do trabalho é compreendido pelos seus liderados, assegura que o progresso está acontecendo, proporciona feedback construtivo, oportuno e preciso.
A credibilidade da liderança afeta significativamente a performance e o comprometimento das pessoas com a organização. Quando questionadas sobre o que vem a ser credibilidade e como se reconhece ela, a resposta mais frequente é: “eles fazem o que disseram que fariam”.
Uma observação antiga sobre o comportamento humano é o fato de que tendemos a imitar as pessoas que os rodeiam. Se estamos perto de alguém que está alegre, nos sentimos convidados a ficarmos alegres. A preferência das pessoas é estar com gente positiva, que dá apoio, valoriza as pessoas e age com entusiasmo. Assim, o Líder é Coach quando dá esse exemplo.
Tornando-se um mestre nestes três itens essenciais uma mensagem importante será enviada a sua equipe: “você é importante, eu me importo com você, seu futuro e seu crescimento. Estou aqui para que você possa se desenvolver e realizar-se”.
Baseado em “Quando os Líderes são Coaches”, de Kouzes e Posner, publicado em Coaching, o Exercício da Liderança. De Marshall Coldsmith e outros.
Artigo originalmente publicado em “Journal – Ação in Coaching”, Ano 1, Vol II, Agosto 2010.